Conhecimento e inovaçao em saude: experiencias do Brasil e do Canada.


Gilda Massari Coelho, Henri Dou, Cláudio Chauke Nehme - Chapitre 3: Inteligência competitiva e gestão do conhecimento.

As mudanças políticas e econômicas que ocorreram em nível mundial e, também, no Brasil, notadamente a partir da década de 1990, provocaram profundas alterações na sociedade de uma maneira global.

Salmon & Linares apontam para uma série de acontecimentos que, particularmente no decorrer das duas últimos décadas, contribuíram para o estabelecimento de um ambiente em que situações caóticas e mudanças súbitas passam a ser comuns e o número cada vez maior de escolhas concebíveis aumenta o nível de complexidade. Entramos num período de turbulência onde não há sinais de estabilidade futura ou como colocam Nonaka & Takeuchi (1995), onde "a única certeza é a incerteza". Dentre estes acontecimentos podemos destacar:

O processo de globalização, gerador de uma forte interdependência das economias mundiais;

· O avanço acelerado do desenvolvimento tecnológico, particularmente da tecnologia de informação e comunicação e a criação de áreas de convergência, como novas aplicações das biotecnologias, das tecnologias da informação e comunicação e das nanotecnologias;

· A mudança nos atores que hoje ocupam o cenário internacional, onde as grandes economias emergentes, particularmente China e Índia, tornaram-se as grandes forças propulsoras da economia mundial, ameaçando a supremacia econômica dos Estados Unidos e ultrapassando a dos grandes países europeus. O Brasil passa a ocupar um lugar de destaque, em nível similar ao dos mencionados países asiáticos, tornando-se em 2012, a sexta economia mundial.

· Mudanças significativas no perfil, necessidades, expectativas e desejos dos consumidores (população mais envelhecida e urbana, consciente do seu papel como consumidor, preocupada com a ecologia, sustentabilidade e inclusão social).


En vente sur Saraiva Brasil