Inteligencia, Informaçao e Conhecimento


Edité en Portugais


São múltiplos os desafios de um mundo globalizado, sendo até mesmo difícil obter consenso sobre quais seriam os prioritários. Todavia, um deles – tornar o conhecimento acessível a todos – destaca-se como mais importante devido aos seus efeitos estruturantes. Em nenhuma outra época da história, a produção de conhecimentos foi tão intensa como nos dias de hoje, como também em nenhuma outra época a sua aplicação assumiu papel tão preponderante. Daí a importância da gestão do conhecimento, pois entre a sua produção e a sua utilização há uma cadeia de procedimentos complexos que podem ou não determinar o seu êxito operativo. Para alguns especialistas como Manuel Castells, a aplicação do conhecimento está na centralidade da revolução conceitual e operacional impulsionada pelos avanços da ciência e da tecnologia que se opera nas sociedades contemporâneas, e que atinge em velocidade sem precedentes todos os setores da vida humana. Importa assim, pensar a utilização de conhecimentos, pavimentar caminhos para os seus diversos usos e assegurar a sua dimensão social e ética.


Henri Dou - A bibliometria e os Softwares Matheo Analyzer e Matheo Patent


A bibliometria não é uma nova disciplina. Há anos diversos autores têm feito manualmente análises de textos, com objetivo de identificar a repartição dos autores ou para identificar a repartição das revistas científicas num rol de referências , sendo que um certo número de leis matemáticas foram derivadas desses estudos. Neste capítulo, não pretendemos apresentar a bibliometria em detalhes, mas oferecer ao leitor algum conhecimento sobre ela e capacitá-lo a entender e utilizar softwares que fazem análises bibliométricas.

As patentes cobrem uma área ampla onde técnicas, tecnologias, produtos, aplicativos e considerações legais estão fortemente interligadas. Trata-se de uma área que interessa principalmente à indústria, enquanto a comunidade científica não cita patentes com muita freqüência. Apesar disso, as patentes são uma fonte única de informação, pois a maioria dos dados e informações sobre patentes não é publicada em nenhum outro lugar.

Texte Integral IBICT